Consumo eléctrico vai disparar em Portugal, culpa do aquecimento global

ar condicionado

Os padrões de consumo eléctrico na Europa vão alterar-se radicalmente ao longo das próximas décadas, avisam os cientistas. Tudo culpa do aquecimento global: à medida que as temperaturas médias vão subindo, o mesmo irá acontecer com os consumos energéticos nos países do sul, Portugal e Espanha à cabeça, juntamente com os países dos Balcãs e a Grécia.

Por outro lado, o consumo de electricidade no norte irá diminuir, sobretudo nos países escandinavos. Como o aumento no centro da Europa também não será muito significativo, o consumo europeu total ficará mais ou menos equilibrado.

No estudo, que surgiu agora na publicação Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas das universidades de Potsdam, na Alemanha, e de Berkley, Universidade da Califórnia, traçaram vários cenários possíveis, incluindo um onde nada é feito para minimizar as alterações climáticas e outro onde os países do mundo conseguem cumprir as metas do Acordo de Paris.

consumo energia

Em ambos os cenários, como se pode ver na imagem do estudo, o panorama não é animador para Portugal, mas um deles é bastante pior. No estudo os autores avisam que essa dinâmica será ainda mais forte no final do século, quando os consumos em Portugal poderão aumentar uma média de 5 a 7% por dia. O jornal inglês The Guardian refere mesmo picos de 2, 453 no melhor cenário e de 5 568 no pior. 

 Foto: Cco Public Domain / Proceedings of the National Academy of Sciences

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php