Os edifícios são os responsáveis pelo consumo de mais de 40% por cento da energia produzida no planeta. A pensar na questão, uma equipa de especialistas da Universidade de Exeter está a aperfeiçoar o fabrico de tijolos de vidro geradores de energia para a construção civil.

Estes tijolos fotovoltaicos e que recolhem energia solar foram baptizados com o nome Solar Squared. A sua utilização não se limita apenas a novas construções. Eles poderão ser introduzidos em edifícios já construídos que precisem de obras.

A energia que estes quadrados de vidro irão recolher permite mais do que apenas a autonomia energética do edifício onde forem implantados. Estes tijolos chegam ainda para carregar baterias de veículos eléctricos e permitem o armazenamento da energia não consumida.

“A indústria de edifícios fotovoltaicos regista um crescimento de cerca de 16% ao ano. A solidificação de uma indústria que fornece este tipo de materiais não só tem vantagens ambientais, como trás com ela boas promessas económicas”, diz Hassan Baig, o fundador desta equipa de investigação.

Foto: Build Solar

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php