Enguia robot contra poluição nos lagos

É parecida com uma enguia comum: move-se na água por impulsos do tronco, tem uma forma estreita e comprida e pode ser confundida com uma cobra. Mas esta recolhe informação sobre os níveis de poluição das águas dos lagos e envia-a para os laboratórios em tempo real.

Desenvolvido por uma equipa de investigadores da École Polytechnique Fédérale de Lausanne, este projecto permite uma recolha de dados para análise mais rápida, o que facilita a monitorização de lagos e rios onde possa ser aplicado. Até agora, o processo de recolha de amostras de água era feito à mão e estava restringido aos locais de onde era retirada a amostra.

A enguia-robot, que circula livremente por toda a superfície, está equipada com sensores que lhe permitem fornecer informação em tempo real sempre que detecta anormalidades na temperatura, na condutividade ou na presença de toxinas na água. Desta forma a resposta torna-se mais rápida, mais precisa e mais eficaz.

Por enquanto esta enguia ainda só trabalha em ambiente laboratorial. Mas os resultados têm sido muito animadores e a equipa prevê que em breve ela possa passar a ser uma presença assídua nos lagos do planeta.

Foto:  EPFL

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php