Lixo descontrolado no Festival Meo Sudoeste

lixo sudoeste

Roupas, sapatos, embalagens de cartão, milhares de garrafas, copos e sacos de plástico. Até tendas. É um pouco do muito que ficou à mostra no final do Festival Sudoeste na Zambujeira do Mar. O cenário dantesco foi revelado num vídeo feito pelo morador de Odemira José Torres, que se tornou viral nas redes sociais.  

Para a Quercus, “a pegada ecológica nos festivais de Verão portugueses é muito significativa e deveria ser minimizada antes da realização destes eventos de massas”, tal como referiu à Renascença Carmen Lima, responsável da associação ambientalista, que alega ainda a “falta de consciência ambiental por parte de muitos”.

E isto apesar dos esforços de alguns festivais como o caso do Nos Alive, via Sociedade Ponto Verde, e do EDP Cool Jazz, como noticiámos aqui.

No caso do Sudoeste, esta falta de preocupação ambiental tem efeitos ainda mais graves porque ocorre numa zona sensível, “com uma grande área florestal, próxima de uma zona ribeirinha e, portanto, este lixo, se não for recolhido, vai dispersar e acabar nas praias do litoral alentejano”, referiu igualmente Carmen Lima. E dali já se sabe onde acaba…

lixo sudoeste1

Foto: D.R. / Quercus

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php