Maior operação contra crimes ambientais da Interpol

trafico residuos1

Foram descobertas mais de 1.5 milhões de toneladas de resíduos ilegais durante a operação global levada a cabo pela Interpol. Apear de divulgada agora, a operação decorreu ao longo do mês de Junho, e foi a maior operação do género à escala mundial. Quer pelo alcance – estiverem envolvidos mais de 43 países e polícias de segurança, ambiental, portuária e de alfândegas – quer pelo âmbito – todo o tipo de resíduos: da industria, construção, doméstico e médico, quanto antes eram geralmente circunscritas para apanhar resíduos electrónicos.

Os resultados operacionais confirmaram que a Ásia e África são os principais destinos de resíduos ilegalmente exportados a partir da Europa e da América do Norte, mas que também existe tráfico dentro da Europa. Por exemplo, Espanha recebe resíduos provenientes de Itália, Grécia, Portugal e Andorra de forma ilícita, sendo também um grande porto de entrada, sobretudo a partir de Gibraltar.

Na Holanda descobriram também mais de 10 mil toneladas de resíduos provenientes da Europa, para serem ilegalmente exportadas para a África Ocidental, Sudoeste Asiático e Caraíbas.  

A operação permitiu também descobrir novas rotas ligadas a este crime organizado, incluindo uma rota de resíduos perigosos que passa por Portugal, ligando a Europa e o norte de África à América Central. Outros países envolvidos são Malta, Espanha, Egipto e Marrocos

Este tipo de tráfico é geralmente encarado pelos criminosos como uma actividade de baixo risco, já que podem explorar as diferentes legislações entre países e regiões, bem como a falta de fiscalização. Mas é um tráfico com grandes recompensas e as redes criminosas envolvidas são as mesmas que se ocupam do tráfico humano, de armas, drogas e lavagem de dinheiro. Também por isso o combate a estes grupos criminosos e ao tráfico ilegal de resíduos foi escolhido pelo Conselho Europeu como uma das prioridades para os próximos cinco anos.

Foto Interpol

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php