O maior parque de bicicletas do mundo

Parque de bicicletas CU2030 Utrecht

 

Não é segredo para ninguém que a Holanda tem mais bicicletas do que pessoas. Os números mais recentes apontam para 22,5 milhões de bicicletas para 17 milhões de habitantes. Mais de um quarto da população vai trabalhar a pedalar e consta que cada holandês percorra de bicicleta cerca de 1000 quilómetros por ano. É o meio de transporte oficial de autoridades e serviços como os correios, há quilómetros e quilómetros de ciclovias e as bicicletas estão em toda a parte. Por isso nada mais natural que muitos se queixem do excesso de tráfego em duas rodas e problemas de estacionamento.

Talvez por esse motivo, a nova e moderníssima estação central de Utreque em construção tenha anunciado com alegria a inauguração do maior parque de bicicletas do mundo, um espaço subterrâneo de 184 mil metros quadrados, que poderá armazenar 12.500 bicicletas até ao final de 2018.

E se esta é uma óptima notícia para alguns, segundo uma reportagem recentemente publicada no The Guardian, já há quem diga que estes lugares de estacionamento chegam tarde e não são suficientes. Martijn van Es, porta-voz da organização de ciclismo holandesa Fietsersbond, diz que o país tem que fazer muito mais para acomodar o crescente volume de bicicletas: “O número de ciclistas cresce todos os anos. (…) fala-se sobre a actualização de infra-estruturas desde 1989, mas nada aconteceu. E hoje há muito mais ciclistas…”

Entretanto, o novo parque de estacionamento, que já está em ‘soft opening’ desde segunda-feira (7 de Agosto), vai facilitar a vida a muita gente, já que mais de 40% dos utentes chegam aqui a pedalar. O parqueamento é gratuito durante as primeiras 24 horas e, após esse período, custará 1,25 € por dia.

Dê uma vista de olhos a este estacionamento futurista na galeria de imagens.

Fotos: CU2030 (via facebook)

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php