Passes de autocarro grátis para quem trabalha no centro

Os estacionamentos no centro da cidade de Columbus, no estado de Ohio (nos Estados Unidos), são cada vez mais escassos. Por isso, a partir de Junho de 2018, a Capital Crossroads Special Improvement District, uma associação financiada por proprietários planeia oferecer passes de autocarro gratuitos para mais de 40 mil pessoas que trabalham naquela área da cidade.

A ideia é incentivar a população a trocar os carros particulares por transportes públicos e assim também reduzir o tráfego.

Nos últimos anos, muitos lotes de estacionamento foram substituídos por novos empreendimentos residenciais. Mas, ao mesmo tempo, o número de pessoas que usam viaturas particulares para ir trabalhar aumentou, deixando tão poucos lugares de estacionamento que muito escritórios já estão a procurar espaços noutras localizações.

Segundo o Fast Company, a associação já realizou um teste piloto e o resultado parece ter sido um sucesso: de 844 funcionários das quatro empresas do piloto, o número de passageiros de autocarro duplicou de 6,4% para 12,2%. Foi com base nestes resultados, que a associação de proprietários votou recentemente na oferta de passes gratuitos a longo prazo, de Junho de 2018 até o final de 2020.

Quando o novo programa começar, a associação espera que cerca de 5% da força de trabalho na área do centro opte por começar a apanhar o autocarro, libertando 2.400 vagas de estacionamento. Mas não é tudo. Também de acordo com o mesmo site, a associação está a pensar realizar várias reuniões de esclarecimento em escritórios, restaurantes ou outros locais de trabalho, que ajudem os trabalhadores a entender as alternativas, incluindo um programa que oferece aos passageiros regulares de autocarro, viagens de táxi gratuitas, caso estejam atrasados para reuniões ou numa emergência. 

Outro ponto levantado é a questão da poluição. Em Columbus, a taxa de asma infantil na região representa o dobro da média nacional, com 15,8%. Num único ano, os responsáveis pela implementação deste programa estimam que ajudará a evitar libertar mais de 4 milhões quilos de CO2 para o ar.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php