albufeira sem água

O Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) divulgou hoje o boletim de armazenamento de albufeiras, onde se pode observar que, nas 60 albufeiras monitorizadas em Portugal continental, praticamente todas apresentavam níveis inferiores aos do mês passado. Mais, com excepção das bacias do Cávado/Ribeiras Costeiras, Ave e Arade os valores mensais são inferiores às medias observadas desde o início dos anos 1990.

A 26 de Julho, o Governo reconheceu a existência de uma situação de seca severa no território continental, desde 30 de junho, que consubstancia um fenómeno climático adverso, com repercussões negativas na atividade agrícola, tal como se pode ler no despacho publicado em Diário da República.

Segundo o SNIRH, a cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira e nessas, 11 apresentavam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 18 disponibilidades inferiores a 40%. Já quando analisamos as bacias, apenas duas apresentam recursos superiores a 70%, caso das bacias do Ave (86,1%) e do Guadiana (72%).

Foto: Fenareg

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta