Henning-larsen-etobicoke-civic-centre

A empresa dinamarquesa Henning Larsen Architects ganhou uma competição internacional para projectar um grupo de edifícios no centro de Toronto, no Canadá, com uma proposta que canaliza o vento para criar uma praça central com microclima “habitável” mesmo durante os meses de Inverno.

O Etobicoke Civic Centre, com 46.500 metros quadrados, vai contar com um conjunto de edifícios de diferentes tamanhos, organizados de forma a abrigar uma praça pública dos ventos frios que se fazem sentir nesta cidade durante grande parte do ano.

Segundo o divulgado pelo site da revista Dezeen, a ideia é aumentar a circulação pedestre na área, depois de uma pesquisa realizada pelo gabinete Henning Larsen ter concluído que as temperaturas em Toronto era percepcionadas pela maioria dos inquiridos como muito frias em 60 por cento do ano.

Desenhados seguindo princípios de sustentabilidade ambiental, os edifícios dispostos ao redor da praça central vão estar cobertos por terraços de terraços públicos que funcionarão como extensões elevadas da praça abaixo. Além de escritórios municipais, um centro de recreação comunitário e um ramo da Biblioteca Pública de Toronto, o projecto contempla uma abundância de espaços públicos a pensar nos habitantes, para permitir uma ampla programação de eventos ao longo do ano, sejam eles festivais, cinema ao ar livre, concertos e até mercados agrícolas.

A Henning Larsen Architects empregou técnicas de engenharia similares em Riade, desta feita planeando um local público para fugir ao calor extremo do deserto, com edifícios cujas proporções foram optimizadas para diminuir as temperaturas entre seis a oito graus Celsius.

Pode ver mais detalhes sobre o projecto do Etobicoke neste vídeo da Dezeen x MINI Living Initiative, uma colaboração da Dezeen com a MINI para mostrar como arquitectura e o design podem contribuir para um futuro urbano mais brilhante através de uma série de vídeos e palestras.

Foto: via Dezeen

Deixar uma resposta