Primeiro comboio alimentado a energia solar já circula na Índia

Indian Railways

Até agora a principal dificuldade de utilizar energia solar para alimentar as carruagens dos comboios prendia-se com o facto de ser difícil acoplar com segurança os painéis no tecto destes veículos que circulam em média a 80 km/h. O problema foi recentemente ultrapassado e há um mês que o primeiro comboio equipado com energia solar circula nos carris de Delhi, na Índia.

Segundo a notícias divulgada no Economic Times, o veículo transporta 16 placas solares distribuídas por seis carruagens. Cada uma produz 300Wp de energia, oferecendo uma autonomia de perto de 72 horas. Para além disso, foram também incorporadas baterias oferecem a capacidade de armazenar energia.

As vantagens não se limitam à redução dos custos financeiros com a poupança de 21 mil litros de diesel. O comboio evita a libertação de perto de 9 toneladas métricas de CO2 no ambiente por ano. Para uma cidade como Delhi, conhecida por apresentar índices de poluição atmosférica muito acima da média há muito a beneficiar.

Para além de uma circulação mais sustentável, este comboio vem ainda equipado com casas de banho ecológicas. As expectativas do governo local é que muito em breve sejam postos a circular mais 50 comboios com estas características.

Foto: via Youtube

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php