Receita Sustentável: Mexilhões com chouriço e açafrão

mexilhões

Desta vez a receita trazida pela World Wild Fund For Nature (WWF) chega-nos da Croácia tem o mexilhão como ingrediente principal. Conhecido por ser o filtro do mar, este molusco bivalve consegue fazer uma limpeza perfeita ao ecossistema marinho. E a aquacultura de mexilhão em corda é reconhecida como uma das práticas de cultivo mais sustentáveis e eficientes.

Quem nos trás esta receita de Mexilhões com chouriço e açafrão é Ana Grgić,uma Master Chef croata que lidera desde 2012 a cozinha no The Esplanade, o mais prestigiado hotel de Zagreb, onde serviu famílias reais e celebridades como o príncipe Alberto do Mónaco, David Beckham ou  Shakira.  

Preparação

Numa panela grande em lume médio, frite o chouriço com azeite, alho e polpa de tomate. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que o chouriço esteja cozido, adicione o tomate picado fresco, açafrão, tomilho, alecrim e manjericão.

Adicione os mexilhões e o vinho branco e deixe evaporar o vinho. Se necessário, adicione um pouco de caldo de peixe e deixe cozinhar até que todos os mexilhões estejam abertos. Descarte qualquer mexilhão que não abra e adicione a raspa de limão aos restantes.

Sirva imediatamente com um pouco de pão. Você vai querer aproveitar este molho até à última gota!

Ingredientes

1kg mexilhões frescos, bem limpos

100g chouriço

uma pitada de açafrão

5 tomates frescos picados

1 colher de sopa de polpa de tomate

2 dentes de alho

1 colher de sopa de tomilho

1 colher de sopa de rosmaninho

folhas de manjericão fresco

2/3 copos de azeite

raspa de um limão

1 copo de vinho branco

sal marinho – opcional

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php