Receita sustentável: Sardinhas enroladas em folhas de videira

Apesar da recomendação do Conselho Internacional para a Exploração do Mar, o veredicto final da Comissão Europeia foi positivo: podemos continuar a pescar sardinha, sim. Por isso aqui fica uma belíssima receita que mistura sardinhas com folhas de videira, mais mediterrânica era impossível.

A receita está no site Guia do Pescado da WWF, e é de Elias Mamalakis, um paladino na promoção da pesca sustentável, coautor de um livro sobre a fauna de peixes na Grécia, e que está actualmente a participar num documentário sobre a pesca excessiva. Mamalakis é também director da edição grega da revista “Olive” – uma das revistas de gastronomia mais conceituadas da Europa e apresentador do programa de TV, “Boukia kai Sychorio” (“Tão deliciosa”), que foi votado Programa de TV do Ano de 2006, em Cannes.

 

Preparação

Mergulhe as folhas de videira em água salgada a ferver durante 3 a 4 minutos.

Lave rapidamente com água corrente fria de modo a que as folhas mantenham a sua cor verde.

Espalhe as folhas de videira numa toalha absorvente para secar.

Limpe as sardinhas, retirando a cabeça e as vísceras. Tempere com uma pitada de sal kosher e coloque o peixe numa peneira por 10 minutos para drenar.

Enrole as sardinhas nas folhas de videira (cada sardinha numa folha). Se as folhas de videira forem demasiado grandes, corte-as ao meio.

Coloque as folhas de videira recheadas numa assadeira e regue com azeite.

Pré-aqueça o forno a 180° durante 10 a 15 minutos e inicie a cozedura. Acompanhe o prato com salada e vinho grego Santorini DOP (na falta um bom vinho branco).

Ingredientes

1kg de sardinhas frescas

1 chávena de chá de azeite

sal kosher

300g de folhas de videira tenras

 

 

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php