Rota do Pastoreio

Rota do Pastoreio

Se viver na Serra da Estrela ou estiver a passar férias na região, amanhã, 16 de Agosto, aproveite para participar na Rota do Pastoreio, um percurso pedestre que se desenvolve na vertente sul do maciço superior da serra, estabelecendo a ligação entre a Torre, a uma altitude de 1993 metros, e a aldeia de Alvoco da Serra.

Organizado pelo Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), o percurso compreende uma paisagem dominada por afloramentos rochosos, prados de montanha, matos de zimbro e piorno e, na envolvência de Alvoco da Serra, giestais e campos agrícolas dispostos em socalcos. Nas cotas mais elevadas são notórios vestígios glaciários do último período frio, de que se salientam amplos afloramentos graníticos regularizados pela acção erosiva do gelo e o vale glaciário de Alvoco.

O ponto de encontro é nas instalações do CISE, em Seia, às 9h00 (com regresso cerca das 17h00), e o preço por participante é de 10 euros. Com extensão de 7,780 km, trata-se de uma actividade com grau de dificuldade considerado difícil, ou seja, deverá ter uma boa preparação física.

Se já for demasiado em cima da hora, saiba que a 23 de Agosto, há outro percurso, desta feita pela Rota da Caniça, ao longo do vale da ribeira da Caniça, numa paisagem dominada por soutos, pinhais, lameiros, matos e afloramentos rochosos. Mais informações e inscrições no site do CISE.

Fotografia: CISE (via Facebook)

 

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php