Um Português a Viver em Marte… na Terra

Hi-SEAS é o nome da missão financiada pela NASA que coloca equipas de pessoas a viver isoladas num vulcão no Hawaii. O ambiente simula as condições de vida em Marte e visa estudar a melhor forma de selecionar e treinar astronautas e utilização de recursos para futuras missões naquele planeta.

Durante períodos de oito meses cada equipa terá de permanecer no local, também conhecido como “o habitat”, e usar fatos espaciais sempre que saiam para fora do abrigo. As comunicações com o mundo exterior são feitas apenas por email com um atraso de 20 minutos, tal como se prevê que aconteça a partir de Marte.

Em Janeiro de 2017 começou uma nova etapa deste estudo com um grupo de seis pessoas. Entre elas encontra-se Brian Ramos, um luso-descendente que cresceu em Rhode Island. Licenciado em engenharia e ciências biomédicas, Ramos tem dedicado a sua vida a desenvolver formas de levar equipamento médico a países carenciados de África e América do Sul. O cientista português afirma ter escolhido integrar este desafio porque não sabe viver dentro da sua zona de conforto.

Foto: HI-SEAS

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php