Nova Iorque dá almoço a todos os alunos de escolas públicas

Almoço escolas NYC

Nem todas as notícias que chegam dos Estados Unidos são desanimadoras. O ano lectivo na cidade de Nova Iorque começou com o anúncio da oferta de almoço gratuito a todos os 1,1 milhões de alunos que frequentam escolas públicas.

Segundo o publicado no jornal The New York Times, esta era uma medida há muito desejada pelos defensores de uma política alimentar mais abrangente, já que a grande maioria dos alunos de escolas públicas são pobres. Cerca de 75 por cento destas crianças qualificava-se para almoços gratuitos ou a preço reduzido, mas agora, mais 200 mil crianças vão beneficiar desta medida, o que representa uma poupança anual de cerca de 300 dólares para as suas famílias.

Nova Iorque junta-se assim a cidades como Boston, Chicago, Detroit e Dallas, que já ofereciam o almoço aos estudantes. No entanto, Nova Iorque tem muito mais crianças para alimentar do que qualquer uma dessas cidades, razão pela qual esta iniciativa é particularmente importante e salutar. Os pequenos-almoços já eram gratuitos nas escolas públicas da cidade mas, graças a esta nova medida, vai ser possível garantir que as crianças recebam as necessidades nutricionais mínimas recomendadas. Isso é vital, considerando que de acordo com a Share Our Strength’s No Kid Hungry, 48,8 milhões de americanos – incluindo 13 milhões de crianças – enfrentam problemas de insegurança alimentar, ou seja não têm acesso a alimentos nutricionalmente adequados e seguros, o que muitas vezes também significa passar fome.

Foto: The U.S. Department of Agriculture’s (USDA) via Creative Commons 

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php