Desactivado há cerca de 20 anos, o antigo Matadouro Industrial do Porto, situado na zona de Campanhã, poderá finalmente renascer das cinzas. A Câmara do Porto recebeu quatro candidaturas ao projecto que pretende revolucionar o espaço.

O projecto preliminar para a reabilitação do antigo matadouro foi apresentado na 21ª Trienal de Artes, Design e Arquitectura de Milão, em Abril do ano passado. Meses depois, em Agosto, lançou-se o concurso público internacional. Os pretendentes tardaram a chegar, mas finalmente a câmara do Porto recebeu quatro propostas.

Destas, poderá nascer um espaço que se pretende seja um “equipamento âncora na reabilitação da zona oriental da cidade, baseado nos eixos da coesão social, economia e cultura”.

Em comunicado, a edilidade portuense informou que esta intervenção “prevê a reconversão integral do complexo, mantendo a sua memória histórica e natureza arquitectónica”. Para uma área de cerca de 20 mil metros quadrados está projectada a criação de espaços empresariais diversificados e polivalentes, assim como espaços comerciais, de lazer e destinados à acção social.

Foto: MARTIN HENRIK via Público