casas do futuro amigas do ambiente

As casas de hobbit estão na moda, mas muitas vezes são pouco apelativas para as pessoas – na verdade, não parecem muito confortáveis, apesar de todas as suas credenciais verdes. Estas estruturas, porém, parecem ser diferentes.

Chamadas Binishells, elas são modernas, mas a ideia não é nova. Ela pertence ao respeitado arquitecto Dante Bini, nos anos 60, mas foi posteriormente relançada pelo seu filho Nicoló. O novo sistema utilizar pressão de ar baixa para elevar e modelar estruturas de cimento leve – segundo os responsáveis, ela utiliza menos 80% de materiais, gasta menos 95% de emissões de CO2 e tem uma pegada de carbono 80% mais pequena que as construções tradicionais.

As Binishells podem ser formadas numa grande variedade de formas e, para além de habitações, podem ser escolas, escritórios, abrigos de emergência e habitações baratas. Apesar de parecerem frágeis, as construções são, na verdade, bastante fortes e podem resistir a furações, inundações, fogos ou sismos. Veja algumas das fotos.