Comunidade vive em Portugal o sonho da sustentabilidade

A dois passos do Fundão vive uma comunidade que leva muito a sério o conceito de sustentabilidade. Produz grande parte do que come, vive de acordo com o ciclo solar, só veste roupa usada. A sua casa tem sempre as portas abertas.

No Monte dos Carvalhos, assim se chama o local onde vivem, não há portões. Todos os visitantes são bem-vindos, de resto há espaço reservado para autocaravanas e tendas e uma casa de hóspedes, feita com fardos de palha.

Ali, vivem em permanência cinco pessoas, mas há sempre gente de passagem. Para lá chegar é preciso atravessar uns caminhos por entre terrenos agrícolas. Longe do mundo, os seus habitantes seguem regras simples e coerentes com os seus ideais de vida.

Sempre em comunhão com a natureza, não desperdiçam água, gastam apenas energia fotovoltaica, levantam-se com o sol e reciclam tudo o que é possível, incluindo as suas roupas.

Aos visitantes oferecem workshops destinados a promover modos de vida mais naturais e retiros. A quem pensa que dos ideais ambientalistas à prática vai uma distância intransponível, eles provam, nesta reportagem do Público, que não é bem assim.

Foto: Fotografia cnj / flickr 

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php