Construções com 1.500 anos descobertas perto de Miranda do Douro

 

No castro de S.João das Arribas, nas proximidades de Miranda do Douro, uma equipa de arqueólogos descobriu quatro edifícios, uma calçada, um possível lagar, uma lareira e um conjunto de utensílios em bronze, moedas e muitos objectos de cerâmica.

Segundo os especialistas que lideraram esta exploração em S. João das Arribas, esta descoberta tem um grande interesse, pois os achados agora resgatados encontram-se em bom estado de conservação e indicam que o local teve uma ocupação humana que remonta aos séculos V e VI.

O projecto de investigação de S. João das Arribas vai já no seu segundo ano e deverá prolongar-se por mais dois. Para este período está prevista a abertura de mais sondagens e o início do processo de musealização de todos os achados, que deverão ficar em Aldeia Nova, a localidade mais próxima deste castro, situado no distrito de Bragança.

O castro de S. João das Arribas está classificado como monumento nacional desde 1910. Fica no Parque Natural do Douro Internacional, perto de Aldeia Nova, concelho de Miranda do Douro. 

Foto: via Creative Commons 

Patrocinadores

css.php