Google levou sinais de telemóvel a Porto Rico em balões

Depois do furacão Maria ter devastado Porto Rico, mais de 75% das suas torres de telecomunicações ficaram offline. Através de uma rede de balões a Google conseguiu, porém, romper o isolamento das populações afectadas.

Chama-se Loon, o projecto da Google que põe no ar uma rede de balões, que a cerca de 20 mil metros conectam áreas afectadas por desastres naturais. A partir dessa altitude a gigante tecnológica consegue receber sinais de um parceiro no chão e em seguida reenviá-lo para os utilizadores de telemóveis.

Para os 3,5 milhões de habitantes da ilha esta intervenção fez a diferença entre o isolamento e a possibilidade de poder contactar familiares e amigos. Já não é a primeira vez que a Google envia provedores de cobertura para zonas afectadas por desastres. Os seus balões também valeram às populações do Peru, França, Brasil, Nova Zelândia, Indonésia e Sri Lanka.

Para que o sistema funcione basta que seja possível formar parceria com uma empresa de telecomunicações local, por forma a estabelecer a conectividade.

Foto: via Creative Commons 

Patrocinadores

css.php