Já se prepara o fim da era do petróleo

Há um movimento que se está a preparar para o fim do petróleo. Mais de 300 localidades de 50 países querem livrar-se da sua adição dos combustíveis fósseis. Para esse efeito ensaiam novas formas de vida em comunidade.

Em Espanha já existem 60 grupos destes. De acordo com uma reportagem realizada pelo jornal espanhol El Mundo, a estas comunidades chega-se por caminhos rurais que parecem existir no meio do nada. São compostas para gente com convicções ambientalistas fortes e que acredita que sem o petróleo e seus derivados se vive muito melhor.

Javier Zarzuela, um maestro de 54 anos, é um dos líderes deste novo movimento. Convicto de que está no bom caminho, proclama: “Há que encontrar vias de produção energéticas que não derivem do petróleo e há que ganhar consciência de que este tem os dias contados”. Baseado nestas premissas e na deterioração do meio ambiente, conclui: “O planeta está a encarregar-se de nos pôr no sítio”.

Apesar de promoverem formas de vida mais próximas da natureza, utilizando fontes de energia alternativas e recorrendo à agricultura biológica e à economia circular, estas comunidades não rejeitam as novas tecnologias e usam as redes sociais para fazer intercâmbio de roupas, viagens e até empregos.

Foto: kakehl / flickr 

Patrocinadores

css.php