Mãe partilha com cria conhecimentos sobre alimentação saudável

Foi foto do dia na revista National Geographic. Assinada por Tim Laman, mostra o que os orangotangos gostam de preservar dos olhos de estranhos: um momento de intimidade entre mãe e filhote.

Os orangotangos são animais solitários, contrastando nesse aspecto com seus parentes afastados gorilas e chimpanzés. Passam o seu tempo na copa das árvores e concentram-se em florestas que se desenvolvem em áreas acidentadas ou em zonas pantanosas. Em qualquer caso o seu habitat é de difícil acesso e por esse motivo a espécie permaneceu durante muito tempo como uma das menos conhecidas do planeta.

Por serem animais esquivos, esta imagem constitui, portanto, um autêntico troféu. Foi captada no Parque Nacional Gunung Palung, na ilha de Bornéu, enquanto a mãe ensinava o filhote a escolher os melhores frutos para o almoço.

Segundo o pessoal do parque, esta cria não terá mais de 11 meses e se tudo correr bem, deverá permanecer com a mãe até que atinja os dez anos, idade em que ficará apta para uma vida independente.

Foto: Tim Laman via National Geographic

Patrocinadores

css.php