Por ordem do tribunal, Califórnia volta a proibir foie gras

Depois de alguns avanços e recuos parece que desta vez a proibição de foie gras na Califórnia, é mesmo para avançar. Este estado dos EUA nega assim a continuação de uma pratica barbara para patos e gansos, alimentados à força até à exaustão.

Depois de em 2004, a proibição de foie gras ter entrado em vigor, a decisão foi revogada por um tribunal de instância inferior que, em 2015, declarou que uma lei federal de segurança alimentar prevenia a Califórnia de proibir a venda de foie gras.

A nova decisão do tribunal foi já aplaudida pela PETA, a conhecida organização de defesa dos direitos dos animais, com os seus responsáveis a insistir que “apenas os chefs mais insensíveis são capazes de suportar a prática de se alimentarem aves à força para se produzirem fígados “doentes”. 

O caso parece não colher a mesma aceitação por parte dos produtores de foie gras, que alegam que esta nova proibição viola as suas liberdades. “Não o comam se não quiserem, mas não prejudiquem os direitos que os outros têm de fazerem o que querem”, declarou Eric Greenspan, conhecido chef.

Foto: Paulo Sá Borges / flickr

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php