22 startups globais trabalham três meses em Lisboa (com LISTA)
Durante três meses, Lisboa é a capital mundial das startups. O mérito é do Lisbon Challenge Spring, um dos maiores programas de aceleração da Europa e que, desde 30 de Março, recebe 22 empresas de vários países, entre mais de 200 que concorreram.
Organizado pela Beta-i, o Lisbon Challenge Spring vai tentar desenvolver as estratégias de crescimento acelerado destas empresas, tentar que estas se foquem no desenvolvimento de um produto que os clientes adorem, encontrem um modelo de negócio sustentável e replicável e, idealmente, levá-las a ficarem prontas para levantar financiamento de capital de risco junto de investidores nacionais e internacionais.
“É fantástico ver o salto em termos de empreendedorismo que se conseguiu desde a primeira edição do Lisbon Challenge, em 2013. Neste momento, já temos mais startups internacionais a participar no programa do que portuguesas”, explicou o presidente da Beta-i, Pedro Rocha Vieira. “Temos empreendedores e investidores mundiais que, depois de conhecerem o ecossistema português, resolvem mudar-se para Lisboa; e startups portuguesas que valem mil milhões de dólares. Há uns anos, isto seria impensável”, continuou.
As equipas vão conhecer alguns dos maiores investidores e empreendedores do mundo e participar em mais de mil horas em sessões de mentoria e workshops. Os mentores incluem gestores das maiores empresas como Google, Accenture, Microsoft e Teleperfomance, institucionais como Turismo de Portugal e IEFP, investidores de capital de risco como Caixa Capital, Connect Ventures, Point Nine Capital, ACCEL Partners, Faber Ventures; e empreendedores como o co-fundador da Seedrs, Carlos Silva, o fundador da Doodle, Michael Näf, Michael Siebel da Justin TV e YCombinator, Paulo Rosado, fundador da Outsystems, e Rui Paiva, da WeDo; ou especialistas como Philipp Moehring, director da AngelList Europa.
Todas as startups participantes têm uma base tecnológica, mas incorporam conceitos muito diferentes: desde apps de eficiência energética; agregadores online de criatividade; ajudas para donos de animais domésticos; redes sociais para desportistas ou até uma solução para ajudar as pessoas a estar junto dos seus entres queridos. Os empreendedores vêm de nove países diferentes: Portugal, Brasil, Ucrânia, Holanda, Suécia, Espanha, Reino Unido, Bulgária e Estados Unidos.
As três fases do desafio
O Lisbon Challenge está dividido em três grandes fases: negócio, produto e escala. Na primeira, valida-se a proposta de valor do projecto, assegura-se que a base da startup é sólida e que esta pode avançar a toda a força na fase seguinte. Na fase do produto, a Beta-i e todos os mentores trabalham com as startups de forma a que estas afinem os seus produtos e serviços. Na última fase fala-se sobre como é possível escalar a empresa e conseguir chegar à internacionalização, com um grande enfoque em encontrar financiamento externo através de investidores.
As startups vão poder apresentar o seu negócio a investidores nacionais e internacionais em cidades globais: Lisboa, Londres e São Francisco. Receberão também prémios em produtos e serviços no valor de €150.000 e as cinco melhores vão poder usufruir de 30 anos de espaço para escritório gratuito, oferecido pela Câmara Municipal de Lisboa.
AS 22 STARTUPS PARTICIPANTES
Ahorro.net – Solução para minimizar as suas despesas para apenas 30% por mês em apenas 10 minutos.
Baubnb – A forma de encontrar a pet-sitter ideal.
Chooos – A maneira mais fácil de vender no Facebook.
Clinkpic – Uma plataforma através da qual é possível tornar viva qualquer imagem, transformando-a num anúncio interactivo ou uma loja digital.
Dayafterday – Um agregador de conteúdos criativos. Para reunir num só sítio tudo aquilo que é importante para uma pessoa.
DESCOLA – Cursos online de alunos para alunos.
Eduke.me – Uma forma de aprender competências específicas em menos de uma hora.
EGGY – Dispositivo para melhorar o comportamento de consume de energia através de jogos.
Fidility – Uma app para as marcas fidelizarem os seus clientes e enviarem campanhas personalizadas e para os utilizadores andarem com os seus cartões de fidelização, promoções ou vouchers num só sítio.
Greenely – Uma app onde é possível visionar o uso de energia.
LEAP – Uma comunidade online para amantes de desportos extremos.
Legal Flow – Uma solução para ajudar advogados a gerir os seus processos legais.
Loyaly – Uma forma de conseguir clientes mais leais, monitorizando os seus comportamentos e recompensando-os.
PakketMail – A simplificação da logística de envios para negócios online.
Pknoa – Uma forma simples de armazenar e obter informação.
Pyevent – Uma solução para promover um evento online.
Seeusoon – Uma plataforma de planeamento de viagem para aqueles que vivem longe das pessoas que amam.
Tap2 – Uma solução que redefine a experiência de jantar fora desde menus digitais a pagamentos mobile.
Todai – Uma plataforma de Geo Marketing que disponibiliza analíticos e outras ferramentas para publicidade digital e mobile.
Vet App – Uma app que mantem os donos atualizados sobre a saúde dos seus animais de estimação.
Xceed – Uma plataforma global para organizadores de eventos e pessoas que gostam de ir às melhores festas.
Zendag – Permite às pessoas tomar decisões colectivas de uma forma democrática.
Foto: Heisenberg Media / Creative Commons