39% dos portugueses confiam nos selos e certificações ambientais



Segundo o estudo Observador Cetelem Consumo Sustentável 2022, 39% dos entrevistados confiam nos selos e certificações ambientais, sendo os inquiridos, dos 18 aos 34 anos, aqueles que demonstram ter mais confiança nos mesmos (45,5% em média). Por outro lado, os indivíduos a partir dos 54 anos são os que aparentam confiar menos neste tipo de reconhecimento (28% em média).

Além de considerarem importante que o selo de certificação (34%) conste no produto, os inquiridos consideram ser igualmente relevante constar a informação sobre materiais (23%) e a indicação da sua durabilidade (15%). Os inquiridos que residem na região Sul do país são os que mais consideram a informação sobre a durabilidade fundamental (26%) – ao contrário dos entrevistados da região Norte e Centro (9% respetivamente).

Relativamente à informação que se encontra presente nos produtos sustentáveis, mais de metade (56%) avaliam a informação como sendo “média”. Já 20% dos consumidores portugueses consideram a informação presente nos produtos sustentáveis como sendo “boa” e 18% dizem que é “má”, sendo os inquiridos mais velhos dos 55 aos 74 anos os que fazem uma avaliação mais negativa (28,5% em média).

Além da composição e durabilidade, os inquiridos que fazem uma avaliação mais negativa, dizem fazê-lo também porque, muitas vezes, os produtos sustentáveis não contêm informações sobre a origem (42%) e sobre como são produzidos (27%).

 

 





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