43 festivais europeus unem esforços pela sustentabilidade e economia circular



A adesão de 23 novos festivais à Green Deal Circular Festivals (entre os quais o Boom Festival) durante a conferência” Amsterdam Dance Event Green”, eleva para 43 o número total de festivais que se juntam numa parceria europeia apoiada pelo Governo neerlandês para incentivar a sustentabilidade e a economia circular no setor dos festivais de música e eventos. Outra novidade da conferência foi a colaboração entre festivais e cidades para ampliar o impacto da transição climática, circular e neutra, até 2025.

A “Green Deal Circular Festivals” (GDCF), é uma plataforma colaborativa entre organizadores de festivais que estimula a inovação sustentável e a colaboração no universo dos festivais europeus. As organizações participantes colaboram na concretização de iniciativas de circularidade e neutralidade climática, até 2025, concentrando-se em cinco temas: energia, alimentos e bebidas, viagens e transporte, e materiais e água, explica a organização do Boom Festival em comunicado.

Segundo a mesma fonte, mo combate contra as alterações climáticas, a sustentabilidade “é uma necessidade global”. Nas cidades, onde vive mais de 70% da população mundial, os festivais, com elevado número de visitantes, duração e espaço definidos, “são um lugar perfeito para testar inovações sustentáveis ​​e inspirar a mudança nas pessoas e organizações”. Na conferência “ADE Green”, os festivais participantes na “Green Deal Circular Festivals” reuniram-se para partilhar conhecimento e experiências, uma vez que, enquanto laboratórios-vivos, os festivais “são espaços ideais para testar inovações com efeitos tangíveis nas cidades”.

Resíduos transformam-se em mesas de campismo

Durante a “ADE Green”, o diretor do festival “Lowlands”, Eric van Eerdenburg, apresentou a primeira mesa de campismo circular, feita com resíduos reciclados durante a última edição do festival. A tecnologia (desenvolvida em conjunto com a Uppact e a Innofest) foi testada para reutilizar resíduos de campismo e transformá-los em materiais de alta qualidade passíveis de utilização em futuras edições do festival, explica o comunicado.

Segundo a mesma fonte, desde a primeira edição em 1996, o Amsterdam Dance Event (ADE) “tornou-se uma das principais plataformas da indústria da música eletrónica”. O evento de cinco dias agrega um Festival, clubes de dança e conferências e é um ponto de encontro anual para a indústria criativa internacional da música eletrónica. Este ano, o ADE realizou-se desde 19 de outubro até dia 23. Dia 21 de outubro, realizou-se a ADE Green: a conferência para a sustentabilidade, inovação e mudança social na indústria da música e eventos.

 

 

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...