50 anos depois, tese de doutoramento de Stephen Hawking está online
Corria o ano de 1966 quando Stephen Hawking, um dos maiores físicos de que há memória, entregou a sua tese de doutoramento na Universidade de Cambridge. 50 anos depois, o documento está agora disponível de forma gratuita, no mundo virtual.
“Ao tornar livre o acesso à minha tese, espero inspirar pessoas em todo o mundo a olhar para cima, para as estrelas, e não para baixo, para os seus pés”, declarou Stephen Hawking ao The Guardian. À distância de um clique no site da universidade, está agora Properties of Expanding Universes, em português Propriedades dos Universos em Expansão, o documento que Stephen entregou aos 24 anos, e que fez dele um dos mais respeitados cientistas do século XX.
A publicação da tese está a despertar tanto interesse, que apenas algumas horas depois de estar online, o site da Universidade de Cambridge foi abaixo, tal era a quantidade de internautas a aceder à página.
Resolvido esse problema, a tese de doutoramento de Stephen Hawking já ganhou o título de documento mais requisitado na história do arquivo da universidade, num universo de 15 mil artigos de investigação, 10 mil imagens e 2400 teses.
Foto: via Creative Commons