7 dicas para evitar lesões na corrida



Costas, joelhos e tornozelos são alguns dos pontos mais susceptíveis para lesões ligadas à corrida, mas, na verdade, qualquer zona pode ser afectada. O agregador de running & lyfestyle O Meu Bem Estar elaborou sete dicas para evitar lesões durante a corrida. Consulte-as aqui.

1. Comece por fazer aquecimento 

Os músculos frios e rígidos estão mais vulneráveis a distensões ou lesões. Caminhar em passo largo durante alguns minutos pode ser suficiente.

2. Faça exercícios de flexibilidade

Realize alguns exercícios de flexibilidade, mobilizando grandes grupos musculares, tendões e articulações, designadamente, músculos dos membros inferiores, membros superiores, dorso-lombares, a articulação tibiotársica (pés), articulação do joelho, articulação da anca e ombros.

3. Perca tempo a fazer exercícios de força

Realize alguns exercícios de força: força superior (extensões de braços), abdominais e subida em planos inclinados ou mesmo escadas.

4. Não esforce os músculos da coluna

Evite exercícios inadequados com implicações ao nível da coluna, bem como movimentos que impliquem hiperextensão de qualquer articulação.

5. Tenha atenção aos movimentos bruscos

Não faça repetições excessivas do movimento de um só membro (perna ou braço) ou num só sentido ou direcção.

6. Faça alongamentos após o treino

Realize alguns alongamentos na parte final da actividade/treino, de forma lenta e controlada. Alongue sempre para evitar encurtamento muscular e aliviar as tensões.

7. Esteja atento a sinais de alarme

Esteja atento à dor ou a algo que não seja habitual, como dores no peito, dificuldade em controlar a respiração, falta de ar, sensação de desmaio, transpiração excessiva ou cãibras… Se for necessário, abrande ou pare.

Foto:  Jaime Oro / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...