7 igrejas abandonadas e transformadas em lugares de lazer (com FOTOS)



Uma das mais notícias mais lidas de sempre do Green Savers explica como a Igreja de São Tiago, utilizada pela Família Real portuguesa aquando das estadias em Óbidos, é hoje uma livraria, um projecto desenvolvido pela Ler Devagar. “O edifício estava em ruínas. Não tinha pavimento, tinha tecto mas não estava arranjado”, explicou em Outubro de 2013 José Pinho, da Ler Devagar.

A transformação de antigas igrejas em livrarias, casas ou outros espaços não é algo novo. No entanto, e até pela simbologia que as igrejas têm nas nossas vidas, cada um destes projectos é visto com curiosidade e é alvo, inclusive, de uma celebração mediática.

Projectos de reutilização como estes são essenciais à preservação cultural e arquitectural. Veja sete exemplos de como as igrejas são excelentes espaços para reabilitar.

1.Igreja de São Tiago, Óbidos, Portugal

Datada originalmente de 1186, esta antiquíssima igreja estava bastante degradada e foram precisos €300.000 para a reabilitar. O financiamento foi europeu e a igreja é hoje uma livraria.

2.Igreja de São Jacob, Utrecht, Holanda

A Zecc Architects transformou a igreja de São Jacob numa casa moderna e acolhedora. O edifício tinha sido abandonado em 1991.

3.Igreja de São Sebastião, Munster, Alemanha

Renovada pela Bolles+Wilson, esta igreja é hoje uma creche com várias salas e uma área de brincar, completa com escorregas, centenas de brinquedos e uma claraboia.

4.Igreja de St.Mary-at-Lambeth, Londres, Inglaterra

Esta antiga igreja, situada em frente das Casas do Parlamento, é hoje uma instituição moderna dedicada às plantas e jardinagem, o Museum of Garden History. A renovação foi feita pela Dow Jones Architects.

5.Igreja de São Nicolau, Northumberland, Inglaterra

Os britânicos Sally Onions e Ian Bottomley transformaram esta basílica do século XVIII na sua própria casa. Entre os elementos que deixaram intocados, realce para um cemitério nas traseiras do edifício.

6.Igreja de Roterdão, Holanda

Construída nos anos 30, esta igreja, em Roterdão, é hoje uma moradia familiar – uma moradia seis vezes maior que uma casa idêntica, naquela região.

7.Igreja Dominicana de Maastricht, Holanda

O ateliê Merkx + Girod transformaram esta igreja do século XIII numa livraria deslumbrante. Há quem a considera a mais bela livraria do mundo. Concorda?

[nggallery id=1658 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...