83 campos de futebol – é a quantidade de plástico produzido diariamente por estas marcas



O plástico é um material que está presente no nosso dia a dia em tudo o que nos rodeia, principalmente nos produtos de indústria alimentar. No entanto, faz ideia da quantidade que é produzida e do quão prejudicial pode ser para o planeta?

Um estudo da Organização Tearfund realizado em seis países em desenvolvimento, revela que as quatro marcas – Coca-cola, Pepsi, Nestlé e Unilever – são as principais responsáveis por meio milhão de toneladas de poluição proveniente do plástico.

A maior culpada é a Coca-Cola, que produz 200,000 toneladas de resíduos, equivalente a preencher 33 campos de futebol. No total as quatro empresas preenchem diariamente 83 campos de futebol nestes locais.

Os países analisados, Brasil, China, Índia, México, Nigéria e Filipinas, têm uma fraca gestão de recolha de resíduos pelo por norma depositam maioritariamente as embalagens de plástico no lixo indiferenciado, sendo o seu destino o aterro. Este plástico é queimado e gera emissões de dióxido de carbono (CO2) de cerca de 4,6 milhões, sendo muito prejudicial para o planeta e para o clima.

“Estas empresas estão a vender plástico mesmo sabendo que este será queimado ou deitado fora nos países em desenvolvimento: destruindo paisagens, contribuindo para as mudanças climáticas e prejudicando a saúde das pessoas. Ações, com esse conhecimento, são moralmente indefensáveis” censura a Tearfund.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...