Morcego com língua incrivelmente longa encontrado na floresta da Bolívia
O morcego-linguarudo não é uma espécie nova – foi descoberta em 2005, no Equador – mas foi visto tão poucas vezes nos últimos dez anos que pouco se sabe dela. Agora, a espécie – anoura fistulata – foi encontrada no Madidi National Park, na Bolívia, um dos parques com maior biodiversidade no mundo.
Com uma língua com 150% do tamanho do seu corpo, o morcego-linguarudo tem a maior língua relativa de um mamífero e, até agora, tinha sido visto poucas vezes – os cientistas acreditam que a língua serve para o morcego sugar o néctar das flores.
A descoberta foi feita durante o projecto Identidad Madidi, uma expedição de 18 meses que pretende encontrar novas espécies num dos locais mais biodiversos do mundo. Iniciada em Junho, a expedição já descobriu quase 500 espécies de vertebrados, incluindo 50 que eram, até agora, desconhecidas naquele local.
Os cientistas acreditam ainda que terão descoberto uma nova espécie de rã durante a primeira semana de pesquisa, pertencente à família Craugastoridae, três novos peixe-gato, um lagarto e uma outra possível espécie de rã.
Segundo o Washington Post, a primeira parte da expedição explorou apenas dois dos locais do parque, num total de 11.700 quilómetros quadrados. Em 2016, os investigadores irão visitar dezenas de outros sítios para tentar descobrir novas espécies.