8 datas importantes do COP 21, em Paris



A partir de 30 de Novembro, grande parte dos olhos da população mundial estarão – ou deveriam estar – em Paris, cidade onde se realizará, durante duas semanas, a Cimeira Mundial sobre o Clima, o COP 21. A 17 dias de se iniciar, a 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas já está no radar dos principais Governos, media e ONG de todo o mundo.

Presente desde 2000, em Haia – no COP6 – em todas as conferências sobre as alterações climáticas, o professor universitário Francisco Ferreira será uma das presenças portuguesas nas negociações da capital portuguesa, partilhando com todos o que de mais importante se passará nos trabalhos através do blog Clima Paris.

O também ex-presidente da ONGA (organização não-governamental de ambiente) portuguesa Quercus elaborou uma lista de oito datas importantes no COP 21. Conheça-as de seguida.

DATAS IMPORTANTES DO COP 21

29 DE NOVEMBRO, DOMINGOMarcha Global pelo Clima, em Paris, com início previsto para as 12h (hora de Paris) na Praça da República, que juntará participantes de todo o mundo, no dia anterior à conferência. Concentrações programadas, na mesma linha, em todo o mundo, incluindo Lisboa – na capital portuguesa estão previstas três iniciativas: Parque Eduardo VII a Terreiro do Paço e Marquês de Pombal.

30 DE NOVEMBRO, SEGUNDA-FEIRA – dia de início da Conferência, com participação já confirmada de pelo menos de 117 chefes de Estado e de Governo; em Portugal e outros locais do mundo haverá acções em diversas universidades, nomeadamente na FCT/UNL (Caparica) pelas 10.55h.

5 DE DEZEMBRO, SÁBADO – “Dia da Acção”, ou seja, o dia da Conferência dedicado ao trabalho desenvolvido por CEO de empresas, ONG, presidentes de câmaras, instituições financeiras. O dia contará ainda com a visão de alguns chefes de estado de Estado e Governo para este tema.

7 DE DEZEMBRO, SEGUNDA-FEIRA – começa o segmento de alto nível da conferência, com a presença dos ministros do Ambiente, que farão os seus discursos nacionais. É esta a fase negocial mais importante e que se pretende termine quarta-feira, dia 9 de Dezembro, com um texto final pronto mas ainda por afinar.

8 DE DEZEMBRO, TERÇA-FEIRA – anúncio do Climate Change Performance Index, ranking com dados de diferentes países e que pretende aumentar a transparência climática.

10 e 11 DE DEZEMBRO, QUINTA e SEXTA-FEIRA – adopção das decisões e principais conclusões.

11 DE DEZEMBRO, SEXTA-FEIRA – em teoria, esta data representará o final da conferência, com a adopção do “Acordo de Paris”. No entanto, é provável que a agenda resvale, sobretudo a partir de quarta-feira, como acontece em todas as conferências desta natureza. No ano passado, em Lima, no Peru, a conferência terminou na madrugada de domingo, data em que é notória a grande preocupação em tentar antecipar as decisões.

12 DE DEZEMBRO, SÁBADO – mobilização massiva em Paris.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...