8 datas importantes do COP 21, em Paris
A partir de 30 de Novembro, grande parte dos olhos da população mundial estarão – ou deveriam estar – em Paris, cidade onde se realizará, durante duas semanas, a Cimeira Mundial sobre o Clima, o COP 21. A 17 dias de se iniciar, a 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas já está no radar dos principais Governos, media e ONG de todo o mundo.
Presente desde 2000, em Haia – no COP6 – em todas as conferências sobre as alterações climáticas, o professor universitário Francisco Ferreira será uma das presenças portuguesas nas negociações da capital portuguesa, partilhando com todos o que de mais importante se passará nos trabalhos através do blog Clima Paris.
O também ex-presidente da ONGA (organização não-governamental de ambiente) portuguesa Quercus elaborou uma lista de oito datas importantes no COP 21. Conheça-as de seguida.
DATAS IMPORTANTES DO COP 21
29 DE NOVEMBRO, DOMINGO – Marcha Global pelo Clima, em Paris, com início previsto para as 12h (hora de Paris) na Praça da República, que juntará participantes de todo o mundo, no dia anterior à conferência. Concentrações programadas, na mesma linha, em todo o mundo, incluindo Lisboa – na capital portuguesa estão previstas três iniciativas: Parque Eduardo VII a Terreiro do Paço e Marquês de Pombal.
30 DE NOVEMBRO, SEGUNDA-FEIRA – dia de início da Conferência, com participação já confirmada de pelo menos de 117 chefes de Estado e de Governo; em Portugal e outros locais do mundo haverá acções em diversas universidades, nomeadamente na FCT/UNL (Caparica) pelas 10.55h.
5 DE DEZEMBRO, SÁBADO – “Dia da Acção”, ou seja, o dia da Conferência dedicado ao trabalho desenvolvido por CEO de empresas, ONG, presidentes de câmaras, instituições financeiras. O dia contará ainda com a visão de alguns chefes de estado de Estado e Governo para este tema.
7 DE DEZEMBRO, SEGUNDA-FEIRA – começa o segmento de alto nível da conferência, com a presença dos ministros do Ambiente, que farão os seus discursos nacionais. É esta a fase negocial mais importante e que se pretende termine quarta-feira, dia 9 de Dezembro, com um texto final pronto mas ainda por afinar.
8 DE DEZEMBRO, TERÇA-FEIRA – anúncio do Climate Change Performance Index, ranking com dados de diferentes países e que pretende aumentar a transparência climática.
10 e 11 DE DEZEMBRO, QUINTA e SEXTA-FEIRA – adopção das decisões e principais conclusões.
11 DE DEZEMBRO, SEXTA-FEIRA – em teoria, esta data representará o final da conferência, com a adopção do “Acordo de Paris”. No entanto, é provável que a agenda resvale, sobretudo a partir de quarta-feira, como acontece em todas as conferências desta natureza. No ano passado, em Lima, no Peru, a conferência terminou na madrugada de domingo, data em que é notória a grande preocupação em tentar antecipar as decisões.
12 DE DEZEMBRO, SÁBADO – mobilização massiva em Paris.