Como reduzir a quantidade de resíduos que produzimos? Eis algumas dicas
Já arrancou mais uma edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), a decorrer até 26 de Novembro. Sensibilizar os cidadãos europeus para a necessidade de fazer uma gestão sustentável dos resíduos que produzem, através de conceitos como reutilizar e consertar é o mote da edição deste ano.
Assim, com o tema “Reutilizar e Consertar: Dar uma nova vida!” como pano de fundo, a SEPR criou uma ferramenta online onde podemos (re)descobrir alguns comportamentos de consumo sustentável.
“Adoptando pequenos simples gestos no quotidiano (não desperdiçar, doar, compostar, reciclar, …) podemos contribuir para reduzir significativamente a quantidade de resíduos que sufoca o planeta e esgota os recursos naturais”, pode ler-se no site “Eu comprometo-me a…”. Através das redes sociais poderá ainda partilhar com os seus amigos e familiares o seu compromisso, para quem sabe formar uma “comunidade de redutores de resíduos”!
Aproveite a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, comprometendo-se com 1, 2… acções ou as que desejar para reduzir a quantidade de resíduos que produzimos. Confira agora a lista de “compromissos ambientais sustentáveis” partilhados pela SEPR.
Reutilizar e Consertar – 15 bons hábitos para reduzir os resíduos:
1- Separar correctamente os resíduos: separar correctamente os resíduos, já que uma correcta separação melhora o processo de reciclagem.
2– Priorizar a reparação para evitar deitar objectos fora: repare o telemóvel, computador, impressora, sapatos, televisor, bicicleta, roupa, mobiliário… Desta forma conseguirá poupar recursos do nosso planeta.
3- Entregar os equipamentos que já não funcionam: entregar os equipamentos eléctricos e electrónicos que já não funcionam no ecocentro ou local adequado para que possam ser recuperadas as matérias primas.
4- Dizer não à publicidade não solicitada: Coloque um autocolante “Publicidade aqui não” na sua caixa de correio.
5- Evitar os produtos perigosos: Escolha pilhas recarregáveis, detergentes ecológicos, tintas sem dissolventes químicos, etc. Cuide da sua saúde e do ambiente.
6- Pedir emprestado ou alugar em vez de comprar: peça emprestado e empreste livros, ferramentas, CD, DVD, jogos, etc. Alugue aqueles objectos que só utiliza ocasionalmente.
7– Imprimir menos: imprima apenas quando realmente necessita e de ambos os lados da folha de papel.
8– Evitar os produtos com excesso de embalagens: escolha produtos concentrados, recarregáveis e em embalagens reutilizáveis. Faça compras a granel.
9– Espalmar as embalagens que vão ser recicladas: esvazie e espalme as embalagens antes de as separar. Desta forma, facilitará o processo de triagem e encaminhamento para reciclagem.
10- Acabar com o desperdício alimentar: faça uma lista de compras. Não desperdice, aproveite os restos.
11- Adquirir artigos em 2ª mão: compre móveis, roupa, livros, CD, DVD e jogos em segunda mão.
12- Fazer compostagem doméstica dos restos de jardim e cozinha: produza o seu próprio composto. É gratuito e de qualidade.
13- Evitar as embalagens de bebidas: Beba água da torneira e compre bebidas em garrafas reutilizáveis.
14- Usar sacos reutilizáveis: Leve consigo um saco reutilizável para fazer compras.
15- Doar roupas que já não usa: Em vez de deitar fora as roupas que já não usa, doe-as ou troque-as em swap markets.
Foto: Christyam de Lima / flickr