Soja geneticamente modificada proibida no México: será isto o principio do fim da Monsanto?



Tamaulipas, San Luis Potosí, Veracruz, Chiapas, Campeche, Yucatán e Quintana Roo: são sete os estados mexicanos onde a licença de autorização para comercializar soja geneticamente modificada por parte da gigante Monsanto foi cancelada.

Este cancelamento é consequência da detecção de soja transgénica da Monsanto por parte do Serviço Nacional de Saúde, Inocuidade e Qualidade Agroalimentar (SENASICA) do México. Este serviço alega que a Monsanto estava a operar em áreas onde a presença de soja transgénica não está autorizada.

Acusações que a Monsanto veio já a público rejeitar, alegando que o processo não tinha cumprido todos os procedimentos legais e que estava envolto em intenções políticas.

Frequentemente envolta em polémicas, a empresa de sementes geneticamente modificadas e pesticidas garantiu que vai avançar para tribunal, para garantir a continuidade da empresa no mercado mexicano.

Entretanto o processo está já a ter eco junto das populações locais, com mais de 30 comunidades dos estados de Campeche, Quintana Roo e Yucatán a exigirem que a região se torne uma “região livre de transgénicos”.

Foto: via Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...