Consumidores estão pouco informados e desconfiam de produtos ‘ecofriendly’, indica inquérito europeu



Os consumidores europeus estão pouco informados e desconfiam da fiabilidade dos produtos “amigos do ambiente”, revela um novo inquérito europeu sobre o impacto ambiental dos detergentes de uso doméstico.

A DECO PROTESTE afirma que 70% dos consumidores presta alguma atenção ao impacto ambiental na hora de comprar o detergente, no entanto, apenas 16% diz ser realmente influenciado por essa característica.

Relativamente à confiança nestes produtos e às suas alegações ambientais, apenas 12% dizem estar bem informados sobre o assunto. Quase 60% dos portugueses consideram esta informação mera estratégia de marketing, sem qualquer tradução prática e verdadeira.

Para facilitar a verificação destas mensagens, e a sua veracidade, quase a totalidade dos consumidores  (93%) reclamam uma uniformização da forma de apresentação das alegações ambientais – um logótipo comum ou cores uniformizadas são duas das sugestões apresentadas.

“Para contribuir para a melhoria deste diagnóstico, a DECO PROTESTE, em conjunto com organizações congéneres de Espanha, Itália e Bélgica, está a desenvolver o projeto CLEAN, que tem como principais objetivos prestar informação fiável e verificável e alertar os consumidores para alegações falsas ou abusivas.” A Organização garante que “até maio de 2021, o projeto estudará o setor dos detergentes domésticos.”

 

Fonte: DECO PROTESTE





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...