NASA e ESA lançam novo satélite que vai estudar a subida do nível do mar



É já no próximo dia 21 de novembro de 2020, pelas 17:17 horas em Portugal Continental, que o satélite Sentinel-6 Michael Freilich vai ser lançado na Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia. O nome foi dado em homeagem ao antigo chefe da Divisão de Ciências da Terra da NASA, e o satélite vai estudar a subida do nível do mar.

O Sentinel-6 Michael Freilich é resultado de uma colaboração entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a National Aeronautics and Space Administration (NASA), que teve também o apoio do European Organisation for the Exploitation of Meteorological Satellites (EUMETSAT), do NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) e do Centre National d’Études Spatiales (CNES).

“A elevação do nível do mar é uma das consequências mais graves das mudanças climáticas. A taxa de aumento dos oceanos acelerou nos últimos 25 anos, e os cientistas prevêem que acelere ainda mais nos próximos anos. Para poder acompanhar de perto o nível do mar, são necessárias observações permanentes sobre os oceanos do mundo”, explica em comunicado a ESA.

Assim, vão ser obtidos dados sobre a superfície do oceano e o nível médio do mar, que irão ajudar a compreender melhor os efeitos das alterações climáticas e padrões existentes, tal como a prever eventos climáticos futuros.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...