Herdade da Contenda ganha Prémio Nacional da Paisagem 2020



O grande vencedor do Prémio Nacional da Paisagem 2020 foi a Herdade da Contenda – “Uma Paisagem de Referência na Raia”. A Herdade tem uma extensão de 5267 hectares e situa-se na Freguesia de Santo Aleixo da Restauração, no concelho de Moura, Distrito de Beja.

A terceira edição contou com 25 candidaturas, “17 da iniciativa de câmaras municipais, 3 provenientes de associações de Municípios, 4 de associações sem fins lucrativos e 1 da Região Autónoma dos Açores”. O objetivo é premiar entidades públicas e privadas portuguesas que contribuem “para um desenvolvimento territorial mais sustentável, para a promoção e sensibilização dos cidadãos para a importância da paisagem na qualidade de vida.”

O prémio vai ser entregue no próximo dia 9 de dezembro, no encerramento da Conferência Anual da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem, organizada pela Direção-Geral do Território, a Direção-Geral do Património Cultural, a Ordem dos Arquitetos e a Associação Portuguesa de Arquitetos Paisagistas.

Sendo o projeto vencedor, a Herdade da Contenda vai concorrer agora ao Prémio da Paisagem do Conselho da Europa. Pode ver aqui e aqui algumas das atividades praticadas no local e as características principais que formam este espaço natural.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...