Florestas da Alemanha consumidas por invasão de escaravelhos



A invasão do escaravelho é uma consequência da água mais quente e menos chuva. Explica Tanja Sanders, diretora do departamento de Biodiversidade Florestal do Instituto Thünen: “Trata-se de uma questão interligada. Porque quando há seca, há menos fluxo de seiva e menos resina. Portanto, o escaravelho da casca pode infetar a árvore. Quando as árvores estão saudáveis e têm muita resina, o escaravelho da casca entra e fica literalmente colado na resina para que não possa comer”.

Sem o obstáculo natural colocado pela resina, o escaravelho não teve qualquer entrave para destruir 245.000 hectares de floresta na Alemanha. “Não estamos habituados a esta seca aqui, na Europa Central. Nós, humanos, podemos adaptar-nos, temos aparelhos de ar condicionado, mas as árvores não. Aquelas que não se conseguirem habituar a isto morrerão”, diz Friedhart Knolle, porta-voz do Parque Nacional de Harz.

O governo alemão investiu 800 milhões de euros para regenerar as florestas, limpar as áreas mortas e plantar árvores novas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...