Os moluscos são os animais marinhos que mais contêm microplásticos, revela estudo
Os microplásticos estão espalhados um pouco por todos os cantos do mundo, inclusive nos locais mais remotos, por isso não é novidade que muitos já estejam presentes na nossa cadeia alimentar.
Um novo estudo da Universidade de York e da Universidade de Hulk, no Reino Unido, revela que os moluscos são os animais marinhos que mais contêm microplásticos.
A metanálise teve como base uma investigação de mais de 50 estudos entre 2014 e 2020, e concluiu que esta contaminação se dava em maior escala na costa da Ásia.
Em termos de quantidade, os moluscos apresentaram 0-10,5 microplásticos (MPs) por grama, os crustáceos 0,1-8,6 MPs por grama e os peixes com 0-2,9 MPs por grama.
“Os microplásticos foram encontrados em vários órgãos, como intestinos e fígado. Moluscos como ostras, mexilhões e vieiras são consumidos inteiros, enquanto que os peixes maiores e os mamíferos são apenas uma parte”, afirmou o autor Evangelos Danopoulos, em comunicado.
“Desta forma, perceber a contaminação de microplástico em algumas partes do corpo, e o seu consumo pelos humanos, é a chave”, conclui o especialista, referindo-se ao impacto que a poluição de plásticos pode ter na vida humana e nos alimentos que consumimos.