Projeto iREC chega a um milhão de embalagens recolhidas
O iREC – Inovar a Reciclagem, projeto-piloto de sistema de depósito de embalagens de bebidas, acaba de chegar a um milhão de embalagens recolhidas. Inaugurado há precisamente 1 ano em Cascais, o projeto foi desenvolvido pela Cascais Ambiente em parceria com a Nova SBE, como preparação para a introdução do Sistema de Depósito com Retorno (SDR).
No total, foram encaminhadas para reciclagem mais de 70 toneladas de material, sendo a maior parte entregue garrafas de plástico PET (62%), seguindo-se as de vidro (27%) e as latas (11%). A qualidade do material recolhido pelas máquinas, que fazem uma triagem automática, é uma das vantagens deste sistema que permite recolha de material reciclável sem contaminação.
Ao entregarem as embalagens, os munícipes receberem pontos que podem trocar por prémios na aplicação CityPoints, como por exemplo, mochilas, Bee’s Wraps, velas feitas a partir de óleos alimentares usados e cartões oferta para usar no comércio local. Ao longo deste primeiro ano do iREC, foram contabilizadas mais de 100 mil utilizações e 1,2 milhões de Citypoints ganhos, demonstrando a excelente adesão dos cidadãos a hábitos quotidianos mais sustentáveis em prol da economia circular e redução da pegada ecológica individual.