Madeira vai ser um Destino Turístico Sustentável certificado
A Região Autónoma da Madeira está a iniciar o processo de certificação para se tornar um Destino Turístico Sustentável. O processo arrancou com a realização de um workshop destinado aos representantes dos vários Grupos de Trabalho (Grupo Interno e Trabalho e Green Teams) e Conselho Consultivo da Destination Management Organization (DMO), entidade responsável pela planificação, coordenação e supervisão da certificação.
Os próximos passos envolvem a definição da Política de Sustentabilidade do destino, assim como a realização de um benchmarking que envolve a recolha de vários Key Performance Indicators qualitativos e quantitativos, um Plano de Avaliação de Riscos e um Plano de Ação para a Sustentabilidade. Todas as ações devem visar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas e os critérios de sustentabilidade do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) nas vertentes ambiental, económica, social e cultural.
Esta certificação traz uma identidade própria à ilha: a nova assinatura “MADEIRA.TÃO TUA.TÃO SUSTENTÁVEL”, e uma identidade visual derivada da nova imagem do destino, que pretende estimular a associação imediata do projeto. O projeto será ainda divulgado nos canais digitais e nas redes sociais Facebook e Instagram, com fotografias e vídeos que destacam o destino nas várias vertentes de sustentabilidade. Será ainda lançado um filme promocional, gravado de abril a junho, que será constituído por entrevistas aos principais agentes do setor e imagens dos principais atrativos turísticos, bem como de alguns elementos relacionados com indicadores de avaliação do processo.
As metas definidas devem ser cumpridas até ao final de 2022, pelo que, findo o período, será realizada uma auditoria por auditores externos e independentes, para rever os dados recolhidos durante o Benchmark e toda a documentação. A certificação será dada pela EarthCheck, entidade acreditada pelo GSTC.
Para Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, este é “um passo natural e fundamental na afirmação da Madeira enquanto um ‘must-visit’ ao nível global, um destino que é seguro e que é atrativo para todos, mas que, ao mesmo tempo, é capaz de gerar uma procura diferenciada, apostando na promoção do desenvolvimento sustentável do território nas suas diversas vertentes: ambiental, económica, social e cultural.” No entanto, o objetivo passa também pelo “envolvimento de toda a comunidade local porque acreditamos que um território excelente para os turistas deve, simultaneamente, gerar bem-estar para os locais.”