Campeonato francês de Fórmula 4 vai utilizar combustível 100% renovável
O Campeonato francês de Fórmula 4 será a primeira competição de monolugares do mundo a utilizar biocombustível. A Repsol começou a fornecer biocombustível 100% avançado para utilização em testes de pré-época no lendário circuito de Bugatti, em Le Mans, durante toda a época de 2022. Esta mudança irá permitir uma redução das emissões de gases com efeito de estufa superior a 70%, compartivamente ao combustível fóssil.
O acordo com a F4 francesa contempla a utilização de mais de 30 mil litros de biocombustível avançado, desenvolvido e fabricado no Repsol Technology Lab em Mostoles, Espanha. Os biocombustíveis avançados utilizados na composição da gasolina são provenientes de resíduos, cumprindo assim os critérios de sustentabilidade estabelecidos na Diretiva Europeia sobre as Energias Renováveis (RED), bem como os parâmetros da especificação “Combustível Avançado Sustentável”, estabelecida pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
“Com este acordo, a Repsol continua o seu compromisso de fornecer soluções sustentáveis para as corridas motorizadas de alto nível. Desta forma, a empresa, pioneira na produção de combustíveis sustentáveis em Espanha, continua a avançar na descarbonização dos seus processos e produtos, para se tornar uma empresa com zero emissões líquidas até 2050”, afirma Clara Rey, diretora de Customer Centric no Repsol Technology Lab.
A empresa multienergética está também envolvida em vários patrocínios desportivos motorizados, tais com o Grand Prix de Pau New Energies, que vai decorrer já em maio na cidade de Pau, no sul da França. Também patrocinou o condutor Isidre Esteve, no Rally Dakar 2022, onde desenvolveram, em conjunto, o biocombustível com o qual o automobilista competiu. No MotoGP, a Repsol patrocina a equipa oficial da Honda, e está a trabalhar para assegurar que em 2024 os combustíveis utilizados pela equipa, tenham na sua constituição, pelo menos, 40% de biocombustível.