Congresso Ibérico #DehesaMontado vai reunir especialistas de Portugal e Espanha



O IV Congresso Ibérico #DehesaMontado realiza-se nos dias 15 e 16 de junho em Badajoz, Espanha, e tem como tema principal “O futuro depende da nossa capacidade de adaptação”. Com mais de 40 oradores, esta nova edição pretende ser um espaço privilegiado para gestores, proprietários, técnicos e investigadores, de Portugal e Espanha, discutirem soluções para reduzir a vulnerabilidade dos Montados face às alterações climáticas.

No primeiro dia, o programa inicia às 9h00 com várias sessões plenárias que irão decorrer até às 18h30, no salão Portalegre da IFEBA. Durante a manhã o público poderá assistir às palestras “Como adaptar o Montado às alterações climáticas” e “Valorização ambiental e oportunidades para o Montado”, seguindo-se depois uma pausa para almoço. À tarde, seguem-se as sessões “Inovação na gestão e na comercialização” e “Os novos desafios da política pública no Montado”. Existirão também duas áreas de exposição onde se irão apresentar os resultados da investigação desenvolvida na Península Ibérica sobre o Montado e as iniciativas empresariais/ institucionais relacionadas com este setor.

O segundo dia será dedicado inteiramente à “Rota da Adaptação às alterações climáticas”, uma visita de campo na Herdade La Rinconada, próximo de Mérida, para observação da aplicação de diversas medidas e novas tecnologias associadas à gestão dos Montados.

Os interessados em participar deverão inscrever-se no site até ao dia 5 de junho.

Esta edição do Congresso Ibérico #DehesaMontado resulta de organização conjunta entre as portuguesas ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola, Universidade de Évora, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, e as espanholas CICYTEX – Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura, FEDEHESA – Federación Española de la Dehesa, ADENEX – Asociación para la Defensa de la Naturaleza y los Recursos de Extremadura, Universidade de Extremadura, Junta de Andalucia, e corresponde à parte final do projeto LIFE Montado-Adapt, que desde 2016 reúne 17 parceiros dos dois lados da fronteira.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...