Campanha “Vinhos que vão bem com o ambiente” dá nova vida às rolhas de cortiça
No inicio do mês foi lançada a campanha “Vinhos que vão bem com o ambiente”, uma iniciativa que sensibiliza para a reciclagem e reutilização das rolhas de cortiça, culminando na reflorestação do território nacional com árvores autóctones. Promovida pelos produtores de vinho Ravasqueira, José Maria da Fonseca, Lagoalva e Lima & Smith, e associada ao Green Cork, projeto coordenado pela Quercus em parceria com a Corticeira Amorim, a campanha promete dar uma nova vida às rolhas de cortiça.
Até 31 de outubro os cidadãos podem deslocar-se às superfícies comerciais aderentes e participar nesta ação, levando para casa mini-rolhões onde devem depositar as rolhas usadas. Assim que este estiver cheio, devem estas devem ser depositadas no rolhão presente junto ao espaço da campanha. Por cada dez rolhas entregues, uma árvore será plantada. Após a contagem das rolhas reunidas nos cinco meses da campanha, as árvores serão plantadas no dia 23 de novembro, Dia da Floresta Autóctone.
O processo de reciclagem das rolhas usadas permite a sua reutilização numa variedade enorme de produtos, desde revestimentos, produtos de design ou até em transportes, que vão desde ao metropolitano de Lisboa a vaivéns aeroespaciais.
Pedro Pereira Gonçalves, CEO da Ravasqueira, co-promotora da iniciativa, afirma que “a Sustentabilidade é uma prática diária na Ravasqueira, desde a vinha ao grupo. Estamos a proceder ao estudo da biodiversidade dos 3000 hectares que compõem o monte, a definir as melhores práticas na vinha e na adega e a lançar as fundações de um compromisso real que prevê práticas cada vez mais defensoras do meio ambiente a diferentes níveis e transversais a todo o negócio. Esta é, por isso, uma iniciativa que promovemos com gosto, com outros produtores de referência, e estamos convictos de que envolver o consumidor neste projeto é central para o seu sucesso”.