Pílula “milagrosa” de “pó de quinta” pode prevenir alergias na infância



Uma equipa internacional de cientistas está a trabalhar num tratamento que utiliza o “pó de quinta” para impedir que as crianças desenvolvam alergias, já que novos dados revelam que os benefícios de estas serem educadas numa quinta podem prevalecer na idade adulta.

O estudo encontrou indícios de que as crianças criadas em quintas familiares ficam mais protegidas na idade adulta da rinite alérgica, uma reacção que pode causar um corrimento nasal, espirros e olhos vermelhos, lê-se num artigo publicado no “The Guardian”.

Segundo a mesma fonte, investigadores acreditam agora que as substâncias presentes no pó do galinheiro e os benefícios de beber leite não pasteurizado podem evitar alergias, já que a variedade de microrganismos que contêm ajuda a reforçar as defesas do organismo.

Um consórcio internacional de investigadores está, por isso, acrescenta o jornal, a trabalhar em potenciais tratamentos do pó de galinheiro e do leite não processado, que podem combater a crescente prevalência de alergias alimentares, com o objectivo de entregar um produto dentro dos próximos cinco anos.

A investigação demonstrou que os ratos expostos a extracto de pó de quinta na Alemanha e na Suíça estavam totalmente protegidos contra a alergia aos ácaros domésticos. Houve também vários estudos que ligaram o consumo de leite não processado ou cru à protecção contra as alergias.

Erika von Mutius, co-autora do estudo, afirma: “As nossas conclusões estão de acordo com a hipótese de que a janela de oportunidade para a prevenção de alergias através da exposição a ambientes ricos em diversidade microbiana está algures na infância”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...