Águas do Algarve instala sistemas fotovoltaicos e central de biogás
A Águas do Algarve está a reforçar a produção de energia verde, através de sistemas fotovoltaicos e de uma central de aproveitamento de biogás.
A empresa tem vindo a concretizar diversos investimentos no âmbito do aproveitamento de energias alternativas para a produção de energia eléctrica, integradas nos sistemas multimunicipais de abastecimento de água e de saneamento do Algarve. Este mês procedeu à instalação de uma central de aproveitamento de biogás resultante do processo de tratamento da ETAR de Lagos, para a produção de energia eléctrica.
A energia produzida representará cerca de 21% da electricidade consumida nas instalações de utilização de energia da ETAR e a receita cerca de 31% dos encargos totais nesta rúbrica.
Em comunicado, a empresa realça que foi também instalado um projecto-piloto de uma central micro hídrica, sendo usada na instalação toda a energia eléctrica produzida.
A empresa tem ainda em carteira três projectos, no âmbito de aproveitamentos solares fotovoltaicos, que lhe permitirão produzir aproximadamente 5% da energia eléctrica total consumida anualmente – e reduzir o seu encargo em cerca de 16%.
Estas medidas assumem especial relevância para a redução da exposição da empresa às variações dos preços de energia.
Segundo a empresa, haviam já sido instalados 55 sistemas de microprodução fotovoltaicos, com uma potência unitária de 3.68 kW, e dois de miniprodução, com uma potência de 93 kW. Estas instalações produzem anualmente um volume de energia eléctrica na ordem dos 609 MWh.