Cidade inglesa aproveita todas as áreas públicas para plantar hortas gratuitas (com FOTOS)
Em Todmorden, no norte inglês, qualquer mercado sofre com a concorrência desleal da rua. É que um projecto promovido pela cidade, o The Incredible Edible Todmorden (A incrível Todmorden comestível, em português), utiliza toda a área pública do município para fazer plantações.
Nelas, qualquer morador pode abastecer-se gratuitamente, sendo também incentivado a cultivar. Segundo o Hypeness, até as crianças estão a ajudar a plantar.
A cidade é pequena – 17 mil habitantes – mas, ainda assim, as culturas não devem chegar para todos. Ainda assim, este projecto de alimentação saudável e acessível tem números muito interessantes: 40 hortas cultivadas em qualquer lugar. Nos terrenos disponíveis, em frente aos espaços públicos, dentro de carros há muito avariados.
As frutas, ervas e vegetais são cultivados nas hortas urbanas, sendo que há também um projecto paralelo dedicado à criação de galinhas. O trabalho principal é feito por voluntários, mas a população acaba por sentir a necessidade de ajudar, o que eleva consideravelmente os laços da comunidade.
“Esta é a nossa parte para conseguirmos uma verdadeira mudança”, explicou Pam Warhurst, fundadora do projecto, que faz lembra o que Seattle está a fazer com o Beacon Food Forest.