China clona aldeia austríaca considerada Património da Humanidade (com FOTOS)
A China conseguiu recentemente uma façanha que mais nenhum outro país sonhou sequer em concretizar: clonar uma aldeia.
Todos os detalhes, mesmo os mais ínfimos, da aldeia de Hallstatt, na Áustria – considerada património mundial da humanidade – foram replicados num local situado a uma hora de carro de Huizhou, na província chinesa de Guangdong.
A clonagem da aldeia esteve a cargo da China Minmetals Corporation, que anunciou o projecto de €703,3 milhões em Junho de 2011. Um ano depois, uma réplica extremamente fiel da aldeia de Hallstatt abriu portas aos visitantes.
No início, o mayor de Hallstatt mostrou-se reservado em relação à réplica que os chineses queriam fazer daquele património único, que seria na sua visão um precedente para a China começar a replicar no seu território espaços e edifícios de outras nações. Contudo, a opinião de Alexander Scheutz é agora outra, refere o Inhabitat. Desde a abertura da réplica chinesa de Hallstatt ao público, a Hallstatt original, na Áustria, tem sido invadida por milhares de chineses que querem comparar as duas aldeias e visitar a original, fomentando a economia local.
Veja a foto da aldeia clonada, a primeira, e uma sequência de outras fotos da aldeia original. A austríaca.
Fotos: Claus Kusmitsch / Alexander Russy / Nuuuuuuuuuuul / Richard Taylor / Kainet / Kačka a Ondra / weisserstier /udeyismail / Sander Hoogendoorn / Creative Commons
[nggallery id=838 template=greensavers]