9 bicicletas que fizeram História (com FOTOS)
Andar de bicicleta está na moda – na verdade, este simples meio de transporte está a ter um impacto brutal, novamente, em várias cidades globais. É um segundo nascimento que não só dá aos cidadãos um meio de transporte alternativo, ecológico e barato, como também permite dinamizar a economia – sobretudo a local – chegando a números assustadoramente perto da indústria automóvel – assustadoramente no ponto de vista de esta última.
O The Guardian pegou na história deste meio de transportes e deu-lhe um tratamento exaustivo em termos fotográficos. Para o jornal britânico, há nove pontos-chave da indústria das bicicletas e que nos fizeram chegar até aos nossos dias. Conheça-os na nossa galeria e explicações abaixo.
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1.Desenho que terá sido descoberto no Codex Atlanticus, de Leonadro da Vinci, em 1974
2.The Draisienne (1817). Desenvolvida por Karl von Drais, esta bicicleta de madeira de duas rodas, com pneus de ferro, é considerada a mais importante da história da indústria.
3.A Punch Illustration (1863). Kirkpatrick Macmillan acrescentou pedais ao transporte inventado por Karl von Drais em 1839, mas cedo se percebeu que uma roda dianteira maior que a traseira era sinónimo de bicicletas mais rápidas – mas também mais perigosas.
4.Bicicleta Rover de John Kemp Starley (1885). A bicicleta de Starley é bastante mais segura que as anteriores, com duas rodas do mesmo tamanho.
5.Sturmey-Archer (1902). O design de Henry Sturmey e James Archer para um sistema prático para ciclistas do dia-a-dia tornou a Raleigh na maior fabricante de bicicletas do Reino Unido.
6.Maurice Garin (1903). Maurice Garin venceu a primeira edição do Tour de France – a actual Volta à França – com uma bicicleta de 15 quilos e duas mudanças.
7.Roger Lapébie no col du Tourmalet (1937). O Tourmalet permanece, nos nossos dias, a mais importante etapa da Volta à França. Na edição de 1937, Roger Lapébie venceu-a com o sistema de mudanças Osgear Super Champions
8.Vélib (2007). Introduzido em 1965, o White Bicycle Plan foi um desastre para Amesterdão. Seriam precisos mais de 40 anos para um sistema de partilha de bicicletas fosse bem sucedido: o Vélib de Paris.
9.Bradley Wiggins (2012) com uma Pinarello Dogma 2. O britânico venceu a Volta à França numa bicicleta italiana de fibra de carbono. Hoje, esta é a tecnologia de ponta para os ciclistas.
Foto: Andrew / Creative Commons