Reino Unido quer 10 milhões de casas com energia solar em 2020
No último ano, o Reino Unido quase que dobrou a sua potência solar, com a instalação de 650.000 painéis solares em habitações privadas e edifícios públicos. As novas instalações aumentaram a capacidade solar britânica para cinco gigawatts – no final de 2013 havia apenas 2,8 gigawatts de capacidade instalada.
Aumentar a capacidade energética solar faz parte de um plano mais abrangente para tornar esta fonte de energia parte integral do fornecimento energético britânico. Desde 2013 que a capacidade desta energia tem vindo a aumentar e fornece já electricidade a 1,5 milhões de habitações. O objectivo agora passa por conseguir que em 2020 cerca de 10 milhões de habitações recorram à energia solar.
A capacidade de processar mais energia solar é sinónimo de mais empregos e, com “o apoio certo”, a indústria energética solar britânica pode criar 50.000 novos postos de trabalho até 2030, indica Paul Barwell, director-executivo da Solar Trade Association, escreve o Inhabitat.
Em 2014, várias nações mundiais encetaram esforços para aumentar a produção de energia. À medida que os custos da energia solar e eólica começam a competir com o preço do gás e do petróleo, cada vez mais países apercebem-se da importância de investir em energias renováveis.
Foto: British Gas Photos / Creative Commons